top of page
foto_03_cuidadospaliativos.jpg

CUIDADOS PALIATIVOS

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar que busca a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a continuidade da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, a avaliação e tratamento da dor e dos outros sintomas.

É fundamental desmistificar a ideia de que Cuidados Paliativos só devem ser empregados quando não há mais possibilidade de tratamento e o paciente já está no estágio de terminalidade.  Os Cuidados Paliativos são importantes em qualquer estágio de uma doença incurável. E quanto mais cedo, melhor, pois muito se pode fazer, seja qual for a doença ameaçadora da vida. 

CENTRADO NO PACIENTE

Os Cuidados Paliativos são uma abordagem que considera a integralidade do ser e se fundamenta no respeito à autonomia e à dignidade humana. É o cuidado centrado no paciente e não apenas na enfermidade. Tem o objetivo de amenizar a dor e o sofrimento, seja ele de origem física, psicológica, social, espiritual ou nestas várias dimensões simultaneamente.

Possibilita ao paciente viver tão ativamente quanto possível, até o momento da sua morte, e se fundamenta no respeito à autonomia e à dignidade humana. Nas Favela Compassiva Rocinha e Vidigal, os Cuidados Paliativos têm permitido aos pacientes vulnerados uma morte com mais dignidade.

DIREITO DE TODOS

Os Cuidados Paliativos são um direito humano reconhecido internacionalmente. Um direito à saúde, um direito à informação, um direito à autonomia, um direito que qualquer pessoa tem de não ser submetida a tratamento desumano ou degradante.

 

Quem compreende o que de fato são os Cuidados Paliativos sabe que consiste em favorecer que a pessoa complete sua jornada da melhor forma possível, que esteja muito viva, até o último minuto. 

 

Assim como nascer e viver, morrer com dignidade é uma responsabilidade de todos: a morte faz parte do processo da vida.

bottom of page